O curso Cobra Criada representa uma experiência muito mais profunda e radical, quando comparado aos outros tipos e níveis de treinamentos e experiências oferecidas pela nossa escola. Tanto em termos de sua duração, quanto em termos de uma ruptura das abordagens didáticas tradicionais da escola, pautadas no preparo prévio adequado e tudo que isso implica.
A razão para isso se deve ao fato do treinamento estar orientado para pessoas que pretendem se candidatar como participantes de programas como Largados e Pelados ou outros do gênero e pessoas interessadas em viver um desafio pessoal mais radical, além de aumentar seu conhecimento e experiências na área de sobrevivência e bushcraft.
Neste caso, o preparo prévio tradicional e recomendado dá lugar à um contexto, em que os equipamentos como vestuário e ferramentas utilizadas diminuem, enfim, onde tudo é bem mais restrito e limitado, dadas as condições exigidas pelos programas de tv. De uma maneira geral, não advogamos a entrada em ambientes naturais hostis pela maioria das pessoas, nas condições demandadas nestas abordagens do tema para entretenimento. A razão obvia para isso, é que na vida real, alguém que venha a se encontrar em uma situação de sobrevivência em algum ambiente natural hostil, em que sua vida dependerá de suas escolhas e decisões únicas e diretas, tal pessoa não poderá simplesmente pedir para sair de tal cenário e abandonar a situação em algum momento. Não há uma equipe médica de plantão à sua disposição e uma produção com câmeras interagindo com ela. A responsabilidade para seu resgate e sucesso em sair com vida de um cenário real, passa a ser apenas sua.
Tendo esclarecido os pontos acima levantados, nossa escola está oferecendo aos interessados, a oportunidade de se desafiarem, aprenderem e testarem habilidades valiosas, que possibilitaram mais chances de sucesso em condições muito precárias de sobrevivência.
Elas aprenderão a priorizar suas ações, quanto os aspectos que devem ser observados e abordados imediatamente, que são pontos e aspectos que, em geral, determinam sua sobrevivência imediata e em médio e longo prazo. Criação e adaptação de rotinas básicas e fundamentais diárias, manutenção de acampamento, oficinas de aprendizagem, como formas de fazer fogo, construção de abrigos, cordas e itens artesanais para uso imediato durante a vivência, além de tarefas didáticas específicas determinadas diariamente, são aspectos presentes no treinamento.
O curso é dividido em duas etapas (5 dias cada uma delas). A primeira é a fase de aclimatação, em que os alunos recebem as instruções e habilidades que eles precisarão para enfrentar o segundo momento do curso em um novo local, para onde eles terão de se deslocar, na segunda fase e estabelecer um acampamento funcional e eficiente, além de realizarem outras atividades estabelecidas para essa nova área. Há também, além disso tudo, restrição de alimentos durante as duas fases do curso, com redução da porção diária na segunda parte da experiência. Frio, fome, cansaço, chuva, sol desgastante, insetos e o relevo compõe o cenário no qual os alunos estarão atuando e se desafiando.
Sob a tutela de Giuliano Toniolo, que consta com anos de experiência profissional e pessoal nestes contextos, os participantes deste treinamento terão a oportunidade de se desafiarem, aumentar seu autoconhecimento, adquirir mais autoconfiança e avaliarem o quanto estão dispostas a sofrer nas condições requeridas nos programas.
Os alunos inscritos receberão uma lista de quais itens eles poderão levar ou usar e ninguém ficará nu ou seminu durante nenhuma parte do treinamento.
Saia de sua zona de conforto e venha se desafiar para se tornar um cobra criada, da escola Mestre do Mato.
0 Comentários